Blog

  • 05 Ideias de brincadeiras para fazer em casa

    Publicado em 28-04-2016 | Para a mamãe

    Já vimos como é importante brincar com nossos filhos agora irei dar 5 ideias de brincadeiras bem legais! Mas antes acredito que a primeira coisa a se fazer no quarto do seu filho é deixar com que ele tenha autonomia sobre os brinquedos em seu próprio quarto.

    Assim terá mais facilidade de pegar os brinquedos, livros, desenhar no quadro, o nome dessa técnica para fazer no quarto, se chama Montessori ( espaço para explorar ).

    Vamos para as brincadeiras!

     1 -  História com objetos: Outro jogo de criatividade e atenção, as crianças terão que pensar para criar histórias engraçadas. Os pequenos e os adultos devem sentar em roda e cada um escolhe três objetos para o participante ao lado. Cada pessoa precisa contar uma história usando o nome dos objetos em mãos e depois é só trocar os objetos para continuar brincando.

    2 - Imite o animal: A brincadeira consiste em lançar a pergunta “Qual animal você gostaria de ser?”. A resposta deve ser elaborada através de gestos e os outros da roda devem adivinhar. Após as adivinhações, a criança deve explicar porque escolheu o animal e a brincadeira segue adiante.

    3 - Complete o desenho: Muito divertido para brincar com os filhos e até com outras crianças junto, a brincadeira consiste em sentar em roda e fazer um desenho em conjunto. O primeiro faz um traço, passa a folha adiante para o próximo completar. Depois de passar pela roda – uma vez se for muitas pessoas e duas vezes se for poucas pessoas – quem começou a desenhar deve explicar o que é o desenho terminado.

    4 - Alerta cor: Uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhados. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.

    5 - Lá vem o carro de picolé: Todos em cículos e com as mãos fechadas para frente, uma pessoa vai tocando em cada mão, cantando ( lá vem o carro de picolé que sabor você quer? ) terminada a pergunta em cima daquela mão ( aquela pessoa deve responder o sabor, Ex: cereja) logo continua tocando cada mão dizendo CE - RE - Ja, última mão tocada sai da brincadeira, e assim continua com a brincadeira até termos uma mão vencedora.

    Espero que tenham gostado a gente curtiu muito aqui em casa!!!

    Até a próxima, mil bjs, Dai.